Microscópio - Definição, História, Tipo, Parte, Função, Método, Tratamento

Microscópio (grego: micron = pequeno e scopos = objetivo) é uma ferramenta para ver objetos que são muito pequenos para serem vistos a olho nu. O estudo de pequenos objetos usando essa ferramenta é chamado de microscopia, e a palavra microscópico significa muito pequeno, não facilmente visível a olho nu.


Um microscópio é uma ferramenta que usa objetos muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Sua principal função é ver uma imagem maior e mais clara de um objeto.


Este instrumento óptico usa duas lentes positivas, uma perto do objeto chamada lente objetiva e outra perto da lente chamada lente ocular. As propriedades da imagem formada pelos microscópios são virtuais, invertidas e ampliadas.


História do Microscópio

O desenvolvimento da ciência está crescendo com o apoio do desenvolvimento de um instrumento. O microscópio é um instrumento que é um dos fatores de apoio no desenvolvimento da ciência, principalmente na observação e pesquisa de pequenos objetos que não podem ser vistos a olho nu.


Pode-se considerar que a descoberta dos primeiros instrumentos ópticos já foi a base da invenção do microscópio. Euclid (3000SM) usou as propriedades ópticas de uma superfície curva,


Ptolomeu (127-151), e por Alhazan no início do século 11, mas o uso prático de lupas ópticas ainda não era praticado. Não foi até o século 16 que Leonardo da Vinci e Maurolyco usaram lentes para ver pequenos objetos.


Em 1590, os irmãos que fabricavam óculos na Holanda chamados Zachary e Francis Jansen descobriram o uso de duas lentes convexas em um tubo. Esta descoberta é considerada um protótipo do microscópio.


Em 1610 Galileo com a combinação de várias lentes montadas em um tubo de estanho pela primeira vez usado com sucesso como um microscópio simples.


Em 1632-1723, Anthony van Lauwenhoek conseguiu fazer lentes com uma ampliação satisfatória para ver pequenos objetos. No entanto, existem limitações para as capacidades de um microscópio em sua digestibilidade. Isso é visto claramente em uma fórmula descoberta por Abbe no século passado.


Tipos de Microscópios

1. Microscópio ótico

Um microscópio de luz é um tipo de microscópio que usa a luz como fonte de energia para poder ampliar a imagem do objeto a ser observado, ou seja, que este tipo de microscópio de luz usa a luz como fonte de energia para poder ampliar claramente a imagem do objeto.


Este microscópio óptico possui 3 lentes de ampliação. a saber, entre outros, o seguinte: a. Fraco (4 vezes / 10 vezes) b. Médio (40 vezes) c. Forte (100 vezes)


E também a lente ocular tem uma ampliação de 10 vezes. Assim, a maioria desses microscópios de luz tem uma ampliação máxima de 1000 vezes o tamanho real.


Neste tipo de microscópio óptico, também existem diferenças nas lentes que possuem, entre outras coisas, como segue:

Um microscópio de luz que possui apenas 1 lente ocular (monocular) .Este tipo de lente ocular (monocular) é capaz de ver apenas o comprimento e a largura do objeto a ser observado.

Um microscópio de luz que possui 2 lentes oculares (binoculares). Um tipo de lente ocular (binocular) ou também conhecido como microscópio estereoscópico pode ver o comprimento, largura e altura dos objetos a serem observados em 3 dimensões (3D).


2. Microscópio eletrônico

O microscópio eletrônico é um tipo de microscópio que usa elétrons como fonte de energia para poder ampliar a imagem do objeto a ser observado, ou seja, este tipo de microscópio eletrônico usa elétrons como fonte de energia para poder ampliar claramente a imagem do objeto.


Em um microscópio eletrônico, ímãs são usados ​​como um substituto para as lentes, a fim de focar elétrons (fontes de energia) no objeto. a saber:


Microscópio Eletrônico de Transmissão (TEM) O microscópio eletrônico de transmissão (TEM) funciona soprando elétrons no objeto a ser observado e uma imagem do objeto a ser observado será vista na tela.

Microscópio Eletrônico de Varredura O Microscópio Eletrônico de Varredura funciona fornecendo uma visão geral da superfície, tecido e estrutura do objeto sendo observado e pode exibir uma imagem do objeto a ser observado com uma imagem tridimensional (3D).

Komentar

Postingan Populer